Nossa
missão é
somar sempre

Quais são os benefícios do PIX para as empresas

Saiba como o PIX funciona e descubra quais são os principais benefícios para a sua empresa

Os serviços de transferências e pagamentos em tempo real vêm sendo difundidos em vários países e, recentemente, chegaram ao Brasil. O PIX, sistema de pagamento instantâneo brasileiro, desenvolvido pelo Banco Central, foi lançado em novembro de 2020 e já supera os tradicionais DOC e TED em números de transações mensais. O PIX pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. Mas quais são os benefícios potenciais dele para as empresas?

Além de permitir que as empresas recebam mais rapidamente os pagamentos, o PIX pode fornecer uma plataforma para serviços que melhora a visibilidade e a previsão do caixa, ao mesmo tempo que ajuda a gerenciar o risco. Ele também pode auxiliar as empresas a cortarem custos, reduzindo a sua dependência de serviços de pagamento eletrônico mais caros, como os já citados DOC e TED.

A seguir, o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) explica como o PIX funciona para as empresas e quais são as vantagens dele nesse caso. Confira!

Como funciona o PIX?

Criada pelo Banco Central, a ferramenta permite que uma transferência de recursos entre contas seja efetuada em poucos segundos, a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana, independentemente do horário de funcionamento dos bancos. O sistema faz isso por meio da chave PIX: uma identificação definida para cada conta bancária.

Essa chave pode ser o CPF (para pessoas físicas), CNPJ (para pessoas jurídicas), e-mail, número de telefone ou mesmo um código aleatório gerado pelo banco. Ela pode ser cadastrada diretamente pelo aplicativo de cada instituição. O recebedor pode também gerar QR Codes.

Para transferir uma quantia por meio do PIX, basta informar a chave da conta do recebedor e concluir a transação. O valor cai em questão de segundos, garantindo agilidade a todo o processo.

Os custos de transferências para pessoas jurídicas podem variar entre os bancos, mas há uma cobrança de apenas R$ 0,01 feita pelo Banco Central a cada 10 transações realizadas pelo PIX. Para pessoas físicas, não há nenhuma cobrança.

Uma das características do PIX é que não há limite mínimo para pagamentos ou transferências. De forma geral, também não há limite máximo de valores. Entretanto, as instituições poderão estabelecer limites máximos de valor que se baseiam em critérios de atenuar riscos de fraude entre outros. Podem ser solicitados ajustes nos limites estabelecidos e a instituição deve acatar a solicitação, caso o pedido seja para redução de valor.

Quais são os benefícios do PIX para as empresas

Quais são as vantagens para as empresas?

Como o PIX é instantâneo, o sistema fornece uma nova opção para as empresas, tanto para pagamentos quanto para recebimentos. Essa alternativa é vantajosa por diversos motivos. Confira os principais.

  • Pagamentos e recebimentos imediatos

Uma das maiores vantagens do PIX é a agilidade no pagamento. Em vez de pedir do recebedor os dados da empresa, agência e conta, basta pedir a Chave PIX, que é a identificação de preferência.

O PIX funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Para os pequenos negócios que vendem direto ao consumidor, isso significa poder receber por uma venda a qualquer momento. Assim, é possível eliminar os intermediários no processo de pagamento e, com isso, as taxas geralmente pagas a eles. Dessa forma, as empresas podem atender melhor os seus clientes, oferecendo-lhes uma forma adicional de pagamento segura e rápida.

Na hora de pagar fornecedores, o sistema também oferece vantagens, dando abertura para uma melhor negociação de condições.

  • Maior controle do fluxo de caixa

O novo sistema possibilita um controle mais apurado sobre o fluxo de caixa. Os empreendedores poderão receber pagamentos imediatamente e gastar e/ou reinvestir no negócio – isso sem ter que esperar os prazos solicitados por empresas de cartão ou boletos.

  • Mais segurança

O PIX também reduz parte do risco associado às vendas, especialmente para as empresas que negociam direto com o consumidor final. Como os pagamentos são imediatos, é possível reduzir os riscos de fraude.

Por outro lado, por ser irrevogável, o PIX exige maior cuidado na hora de realizar as transferências.

O estorno não é totalmente impossibilitado, mas a empresa dependerá de um acordo com o banco e/ou recebedor do pagamento.

  • Escolha mais ampla de métodos de pagamento

As empresas terão uma gama mais ampla de tipos de pagamento para escolher, incluindo o PIX, boletos, transferências eletrônicas e cartões.

No caso dos pagamentos que são feitos com cartão de débito, é necessário o uso de maquininhas ou instrumento similar. Com PIX, as transações podem ser iniciadas por meio do telefone celular, sem a necessidade de qualquer outro instrumento.

Assim, é possível selecionar o tipo de pagamento mais interessante para cada necessidade, dependendo de fatores como custo e urgência.

  • Vantagem competitiva

Pagamentos instantâneos podem permitir às empresas ganharem vantagem competitiva no mercado. Isso porque, além de reduzir as taxas pagas, o uso do PIX faz com que os negócios acompanhem as mudanças no comportamento do consumidor.

O cliente quer realizar transações mais rápidas e sem contato, respeitando medidas sanitárias que são parte do “novo normal”. Além disso, o Brasil tem 234 milhões de celulares inteligentes ativos, que potencializam a adesão ampla do consumidor aos novos meios de pagamento.